Aguarde, carregando...

R. Mulata Lima, 57, Bairro de Fátima - Campo Maior/PI

SUA HISTÓRIA 

A FACAPI - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS PIAUIENSE, Instituição de Ensino Superior, é pensada a partir da experiência de seus fundadores com suas atividades educacionais iniciadas no ano 2017, com ato de credenciamento do Ministério da Educação - MEC e autorização para os cursos de graduação Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Administração, ambos na modalidade presencial.

O Instituto, registrado em 20 de junho de 2011, na Junta Comercial do Piauí, por meio do Termo Aditivo nº. 1, constitui-se como sociedade empresária Ltda. – ME, com objetivo de prestar serviços de educação profissional de nível técnico, ensino fundamental, educação superior, pós-graduação e extensão, e outras atividades de ensino. Rege-se na forma de seu Contrato Social e demais legislações pertinentes. Sua sede e foro fica situada à Rua Professora Mulata Lima nº. 13 – Parque Estrela – Bairro de Fátima, CEP 64.280-000 – Campo Maior – Estado do Piauí (PI). É sucessor da Assessoria de Educação Continuada Ltda., criada em 19 de maio de 2009, na junta Comercial do Piauí. Esta Assessoria tinha por objeto a prestação de serviços educacionais, educação profissional de nível técnico e cursos de formação e atualização profissional.

A Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense, denominada mantida, nasce da aspiração empreendedora de seu idealizador, Prof. Erisvaldo Ibiapina Lima. Reger-se-á pela Legislação específica do MEC e demais legislações específicas aplicadas, bem como por seu Regimento Geral. Seu endereço situa-se à Rua Professora Mulata Lima nº. 13 – Parque Estrela – Bairro de Fátima, CEP 64.280-000 – Campo Maior – Estado do Piauí (PI).

Seu desenvolvimento se dará através das normas específicas para a educação superior e por meio de projetos específicos para a implantação de seus cursos superiores previstos em seu Projeto Político Pedagógico (PPC). Terá suas atividades iniciadas por ato de autorização do MEC.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi elaborado na perspectiva da construção de um centro de excelência em educação superior e profissional, voltado para o ensino, a pesquisa e extensão nas áreas de tecnologia, educação, ciências e saúde.

Nascida com uma proposta diferenciada de constituição curricular, atuando nas modalidades presenciais e à distância na Educação Superior, com a oferta de cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos), Pós Graduação Lato Sensu, de extensão (cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional) e o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas de saber.

A ideia fundadora da FACAPI – partiu da necessidade de fundar uma instituição de ensino superior diferenciada por seu propósito de formação integral de profissionais, com visão de mundo holística, compromisso com a transformação da sociedade e com a constante atualização profissional, atentos aos desafios da sociedade.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consolida o planejamento estratégico do desenvolvimento acadêmico da instituição, reafirmando os principais compromissos com a educação, compromissos estes, que nortearam sua fundação e orientam as ações acadêmicas.

Dentre os princípios que orientam a FACAPI, podemos destacar:

  • O compromisso com o desenvolvimento, a produção e a democratização do conhecimento por meio do acesso ao ensino superior de qualidade;
  • A adequação ao desenvolvimento econômico e social, da cidade de Campo Maior, do Estado do Piauí e do país;
  • O comprometimento com a democracia;
  • O respeito à ética;
  • A busca continua de um ensino de qualidade;
  • Empregabilidade;
  • Responsabilidade Social;
  • Interação contínua com a sociedade em nível local, regional, nacional e internacional;
  • Compromisso com o desenvolvimento do País;
  • Inserção dos cursos na realidade social;

Além dos compromissos gerais estabelecidos nestes princípios, a FACAPI busca desenvolver elementos que a diferenciem e que contribuam para a formação de um perfil institucional único. Norteadas pelas seguintes práticas:

  • Compromisso com as inovações tecnológicas, didático-pedagógicas e científicas;
  • Compromisso com a educação continuada, notadamente no incentivo aos professores, alunos, egressos e funcionários técnico-administrativos, por meio da oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional e incentivo à formação continuada;
  • Atenção à qualidade acadêmica de seus cursos e à formação profissional de seus alunos, expressa na seleção do corpo docente, nas instalações e serviços oferecidos, na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos, na gestão dos currículos, entre outros;
  • Fomento às atividades de pesquisa, visando desenvolver no aluno uma postura crítica, autônoma e reflexiva para a construção de um conhecimento socialmente relevante.

            A FACAPI coloca-se, ainda, numa postura de permanente abertura e aperfeiçoamento, estando atento às grandes questões mundiais da educação, levando-as em conta, mas sem perder de vista a realidade onde se insere.

Dessa forma, tendo entrado em funcionamento há menos de três anos atrás, com apenas os três primeiros cursos de graduação, nesse curto intervalo de tempo já conseguimos implementar outros três cursos e dobrar sua capacidade de oferta de ensino superior. Os cursos de pedagogia e administração despontam como cursos de referência na região e tem conseguido ser os mais procurados pelos alunos.

A infraestrutura atual é também bastante ampliada e melhorada. Dobrou a quantidade de salas de aulas, implementou todos os laboratórios previstos nos cronogramas dos cursos, ampliou em mais de 45% o acervo da biblioteca (acervo físico) e adotou o acervo virtual (Biblioteca Virtual) “MINHA BIBLIOTECA” E “SARAIVA VIRTUAL”, Sistema de Gestão Acadêmica de qualidade, Secretaria e Gestão Acadêmica implementadas e geridas de forma ágil e eficiente por meio do Protocolo Eletrônico de atendimento.

            Outra questão que merece destaque nesse ponto de inserção da IES no cenário educacional, se acentua nos importantes avanços alcançados e em expansão no tocante às parcerias institucionais com instituições públicas, totalizando mais de cinquenta parceiros em tão pouco tempo. Essas parcerias pretendem ser ampliadas e tem por objetivo agregar parceiros nos segmentos de cada curso e oferecer cada vez mais e melhor as oportunidades de integração entre a teoria e prática.

Os vestibulares têm conseguido atrair interesse significativo dos alunos da região, conseguindo implementar Política de Bolsas, oferta FIES e PROUNI.

Em termos de Gestão, grandes avanços podem ser comemorados em todas as dimensões, mas sobretudo a acadêmica e pedagógica tem conseguido ser os pontos mais fortes da IES, sobretudo com a sua forma simples e eficaz de potencializar os recursos que possui para oferecer ensino de qualidade e com custos equilibrados. Por fim, o corpo docente qualificado e a infraestrutura ajustada para atender as demandas dos cursos com a qualidade planejada e perseguida por todos os envolvidos tem agregado uma esperança muito sólida no futuro da faculdade como um todo.

Os processos contínuos de avaliação das ações educacionais merecem atenção especial no alcance desses resultados, sobretudo, os de avaliação interna e externa, apontando as deficiências a serem trabalhadas, bem como aperfeiçoando ainda mais o atendimento a discentes, docentes e comunidade em geral.  A partir delas, foi possível melhorar e ampliar a capacidade de atendimento, o acervo da biblioteca, os serviços essenciais e complementares e, o fundamental: inserir toda a comunidade acadêmica num processo contínuo de participação e aperfeiçoamento dos processos acadêmicos e pedagógicos, bem como da aprendizagem como um todo.

Nesses contextos, a FACAPI tem se inserido e tem conseguido desenvolver suas atividades conseguindo crescer, implementar novos cursos, aperfeiçoar a política de ensino, pesquisa e extensão e, notadamente, atrair estudantes. Cursos como o de Educação Física, Direito e Pedagogia foram os primeiros da região e assim a IES desponta cada vez mais como proposta inovadora e diferenciada de educação superior na região e na cidade.

Por fim, a FACAPI surgiu para  ser  grande  e  fundamental  para oferecer  ensino  superior  de  qualidade  reconhecida  regionalmente e nacionalmente. Por isso, a FACAPI aponta para os próximos cinco anos metas ousadas, tais como:

  • Dobrar a oferta de cursos de graduação;
  • Credenciar para oferta de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu à Distância.
  • Ampliar a oferta de Eventos Educacionais na cidade e na região.
  • Aperfeiçoar e  ampliar  a  política  de  premiações  acadêmicas  e comunitárias  por  meio  de  honrarias  universitárias;
  • Credenciar para o EAD e implementar pelo menos três cursos de graduação nessa modalidade.
  • Fazer intercâmbios com instituições nacionais e internacionais visando o aperfeiçoamento da formação.

Mais que crescer  e  se  manter,  a  FACAPI  com  essas  metas,  demarca sua  atuação  como  instituição  de  referência,  com  corpo  docente  forte  e preparado para assumir essas características institucionais, traduzindo todo o esforço da IES em ações de impacto na vida dos seus acadêmicos.

FACAPI

– A FORMAÇÃO SUPERIOR QUE VOCÊ ESPERAVA.

A Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense tem sua sede instalada no município de Campo Maior que está localizada na Região norte do estado do Piauí. A Instituição preocupa-se com a melhoria da qualidade de vida da população. Por essa razão, busca participar ativamente da dinâmica de construção da identidade da região na qual se insere e ser o agente catalisador do seu desenvolvimento social. Como a Faculdade é uma organização comprometida com a formação de cidadãos livres e responsáveis pelo desenvolvimento social, científico e tecnológico, é preciso que a Instituição articule formação científico-profissional com formação ético-prática.

A  CPA  vem  fazendo  seu  trabalho  de  forma  autônoma  e  isenta  de influências  da  direção  da  IES,  contando  com  a  participação  da  comunidade acadêmica, onde os  resultados  são  usados  para  melhoria  da  gestão  e  para  o aperfeiçoamento do ensino nos seus mais variados aspectos.

Dessa forma, a FACAPI atua de forma ativa e integrada com a sociedade nas diversas áreas do saber, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, sem abrir mão de seus valores originais baseados na ética, pluralismo, respeito à diversidade e responsabilidade social.

Precisa de ajuda?

telefone
Fale conosco
(86) 99414-5182
Ligar agora
telefone
Suporte via whatsapp
Seja atendido agora
Iniciar